quarta-feira, 17 de março de 2021

Como devem ser os cantos da Missa, com adaptações

O Canto de Entrada


O canto de entrada ou abertura tem por objetivo introduzir na assembleia o espírito da celebração.


Deve ser um canto no estilo de marcha. Ao ser escolhido deve levar em conta o tempo litúrgico ou o espírito da celebração. No Tempo Pascal deve falar da Ressurreição, no Advento deve falar da expectativa da vinda do Salvador, no Tempo do Natal deve falar da encarnação e do nascimento de Cristo, na Quaresma deve falar sobre conversão, penitência e mudança de vida.


É cantado até o momento que o padre beija o altar. No caso das missas que se usa o incenso, ele prossegue até o final do rito.


 


O Ato Penitencial


O canto penitencial na celebração Eucarística tem por objetivo propiciar no fiel o recolhimento. Não é um mero canto de perdão ou canto de arrependimento, nem substitui a confissão. Ele é o próprio rito e faz parte do que se denomina “parte fixa da missa”.


Por isso, sua letra só pode ser adaptada e nunca substituída.


A Igreja orienta que seja cantado de acordo com as fórmulas 'Confesso a Deus todo-poderoso', 'Tende compaixão de nós, Senhor...', 'Senhor, tende piedade de nós' (ou Kyrie eleison) e 'Cristo, tende piedade de nós' (ou Christe eleison).


 


O Glória


Ao contrário do que se pensa, não é um canto trinitário. É um canto originalmente cristológico. Isto é, tem por objetivo louvar a Deus na pessoa de Jesus Cristo sob a ação do Espírito Santo. Não é um mero canto de glória ou canto de louvor.


Integra as partes fixas da missa. A sua letra só deve ser adaptada e nunca substituída por outro canto com letra diferente. Não é cantado no Advento nem na Quaresma, nem nos dias de semana, porque cabe ao dia por excelência do encontro com os cristãos - o domingo.


 


NB. Sabemos da dificuldade de se encontrar cantos de glória no Brasil. Nesse sentido, deixo essas sugestões: Glória a Deus nos Altos Céus (Irmã Miria T. Kolling) Glória, Glória Anjos no céu (Irmã Miria T. Kolling), Glória (Eliana Ribeiro)…


 


Aclamação


O Canto de Aclamação nos prepara para a escuta do Santo Evangelho onde o próprio Jesus nos fala aos ouvidos. Por isso, a Aclamação deve ser precedido com o “aleluia” isto é, a aclamação que indica sinal de vitória, Ressurreição.


O Aleluia deve ser cantado em todos os tempos litúrgicos. No tempo da Quaresma, em vez de cantar Aleluia, devido ao forte tempo de reflexão, visto que estamos nos preparando para a Páscoa, canta-se um versículo proposto no Lecionário.


 


Preparação das ofertas.


O canto de preparação das ofertas necessariamente não precisa falar de pão e vinho. Ele tem por objetivo encaminhar a assembleia a apresentar os seus dons, sua vida, sua família, seu trabalho no altar. Deve seguir o ritmo de marcha, pois, se trata de um canto processional. Pode ser substituído por uma música instrumental ou um canto que fale do tema da liturgia ou do oferecimento da própria vida a Cristo.


O verdadeiro ofertório da Missa só acontece depois da Consagração. Esse momento é de preparação das ofertas, não de ofertório, como se dizia antigamente.


O canto de preparação das ofertas se estende até que os dons sejam colocados sobre o altar. Nas missas solenes deve perdurar até o término da incensação dos fiéis.


 


O Santo


O Santo está imerso na Oração Eucarística. É um canto ritual e segue as partes fixas da missa. Ele não segue o rito como o canto de entrada, preparação das ofertas e comunhão. Ele é o próprio rito. Sua letra só pode ser adaptada e nunca substituída por outro canto com letra diferente.


O canto do Santo, assim como o Cordeiro, não deve ser substituído por outras letras. 


Deve levar em conta o texto, independente da quantidade de vezes que são cantadas.


 


Canto da Paz.


O canto da Paz só tem valor na cultura e não na liturgia. Usado em algumas regiões do Brasil, o canto da paz motiva a assembleia a saudar o irmão que está ao seu lado. Não deve ser um canto prolongado. Onde se executa este canto faz-se necessário que seja canto de forma moderada abstendo-se apenas a seu refrão.


 


Cordeiro


O Cordeiro é o canto de fração do pão. Deve ser cantado integralmente: “Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.


NB: Não tenhamos pressa no canto do Cordeiro. Ele deve ser cantado por completo.


 


Comunhão


O canto de Comunhão acompanha o rito. É um canto processional e motiva a assembleia a participar da Mesa Eucarística. Deve ser executado até o momento que o último comungante participa da Ceia Eucarística, mas não terminar o canto de modo repentino. Deve falar da comunhão, do Corpo e do Sangue de Cristo, do pão da vida, pão do céu ou qualquer outro tema que faça referência ao mistério da Eucaristia, mas não obrigatoriamente.


 


Pós-comunhão


Embora previsto no Missal Romano, que prevê tanto o silêncio interior após a comunhão para oração, reflexão e meditação, pode-se entoar um canto. É incorreto chamar de 'canto de ação de graças', porque toda a Missa já é ação de graças. É uma redundância, como 'água de molhar' ou 'sol de iluminar'. É inadequado um canto de adoração para que não se confunda com uma adoração ao Santíssimo Sacramento.


 


Canto Mariano.


O canto Mariano é um canto devocional e tem por finalidade levar a assembleia a louvar a Deus pelos benefícios feitos por meio da Virgem Maria.


 


Canto Final


Não é previsto no Missal Romano, portanto, suplementar. É o canto de despedida. Preserva a mensagem e invoca a assembleia para a missão. Pode ser substituído pelo hino do padroeiro ou por um canto Mariano nas comunidades onde Nossa Senhora é a patrona, por um canto do Espírito Santo, por um canto que fale sobre a família, o hino da Campanha da Fraternidade, do Sagrado Coração de Jesus ou dos meses temáticos (agosto - vocações, setembro - Bíblia, outubro - missões) e dos anos temáticos (Ano da Fé, Ano do Laicato), ou missas temáticas (formatura, 15 anos, batizado, casamento, ordenação, crisma, primeira Eucaristia, missas de vestibulando, concurseiro, acessibilidade).

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