Nossa História
O Colégio e Curso Evolução foi fundado em 08 de dezembro de 1982, sob a denominação de Escolinha Risque Rabisque. Iniciou suas atividades no ano de 1983, contando, naquela ocasião, apenas com a Educação Infantil. Fundada pelas diretoras Ana Luiza Peixoto e Maria Carmen Borges Peixoto de Vasconcellos que, preocupadas com os caminhos da Educação, organizaram um competente e criativo projeto político-pedagógico, pautado na pedagogia Montessoriana.
Desde sua fundação, o Colégio Evolução traz a ideia arrojada e desafiadora de que muito pode ser feito pelo ensino, em níveis superiores aos já existentes no mercado.
Em 1993, assumiu o nome fantasia de Colégio e Curso Evolução, mantendo o nome antigo como razão social, passo a passo, foi se consolidando como instituição de ensino séria, ganhando respeito da população, ampliando o seu alunado e, consequentemente, os cursos oferecidos. Seguindo coerentemente seus princípios, o Evolução cresceu gradativamente, implementando uma nova série a cada ano, o que garantiu a realização plena de seus objetivos pedagógicos.
Em 2003, com a experiência e competência que nos diferenciam das demais escolas, inauguramos o Ensino Médio. Através de uma atualizada e dedicada equipe de professores, atuante coordenação pedagógica, número reduzido de alunos em sala de aula, maior carga horária, assistência permanente de uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de implantar a cultura do estudo permanente e da escolha profissional precoce que norteia nossos estudantes a perseguirem seus objetivos, o Evolução logo se destacou pelos altos índices de aprovação nas melhores universidades e posição no ranking do Enem dentro da cidade e Estado, sendo por dois anos consecutivos primeiro lugar.
O Evolução, a cada ano, tem crescido e se modernizado progressivamente, pela própria satisfação da clientela, decorrente de uma pedagogia inovadora e uma visão humanística de educação, que priorizam atendimento individualizado ao aluno, aliado à competência técnica do corpo docente e demais colaboradores, o que gera qualidade de ensino.
Hoje, o Evolução tornou-se uma das mais respeitadas instituições de ensino de João Pessoa, pelo compromisso que tem com seus alunos, parceiros e pela qualidade dos serviços prestados.
Missão,Visão e Valores
Missão
Educar indivíduos através de um ensino inovador e de qualidade, levando-os ao desenvolvimento de habilidades e competências para vivências produtivas em um mundo globalizado, através de uma postura crítica, ética e socialmente responsável.
Visão
O Colégio Evolução tem como visão ser reconhecido como uma instituição educacional de referência pelo elevado desempenho gerencial, alta qualidade e amplitude dos serviços prestados à sociedade.
Valores
Comprometimento com a excelência no processo ensino-aprendizagem;
Busca contínua pelo elevado desempenho escolar de seu alunado;
Valorização da disciplina como elemento indispensável ao êxito profissional;
Fortalecimento das relações éticas e morais;
Desenvolvimento de uma consciência socioambiental;
Permanente integração da comunidade escolar;
Relacionamento humanizado e personalizado com sua clientela;
Alto desempenho na comunicação interna e externa;
Inovação nos processos gerenciais e educacionais;
Constante atualização tecnológica;
Aprimoramento e bem-estar de seus colaboradores.
O Colégio Evolução, enquanto instituição educativa, acredita na concepção epistemológica conhecida como construtivismo sociointeracionista, pautada nas contribuições de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Wallon, Freinet, Gardner, entre outros estudiosos contemporâneos.
A proposta dá prioridade à forma como o aluno aprende, enfatizando a construção do conhecimento através da mediação e das relações com realidade.
Neste caso, o professor (mediador) tem por intenção fazer com que o aluno perceba, registre, compreenda e experimente determinados fatos, relações, operações ou sentimentos.
Assim, a produção do conhecimento, decorrente do espaço pedagógico, configura-se como criação estabelecida em um diálogo coletivo, ou seja, professores e alunos produzem conhecimento em interação.
Ao professor, cabe o papel de orientar, direcionar o processo de apropriação do conhecimento, colocando à disposição dos alunos os instrumentos necessários para tal. Compete, ainda, fomentar a curiosidade intelectual, a originalidade, a criatividade, permitindo que o aluno chegue a perceber-se como sujeito ativo, capaz de gerar e processar informação. É competência do professor engajar o aluno em múltiplas atividades de produção do conhecimento, nas quais a recombinação ativa possibilite a autonomia cognitiva e crítica.
O ensino-aprendizagem voltado somente para transmissão e absorção de conhecimento deu lugar, em nossa Escola, ao ensinar a pensar, saber comunicar-se, saber pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo, enfim, ser socialmente competente.
Baseado nos quatro pilares da educação, propostos pela UNESCO, devemos guiar o aprendizado nos tempos atuais nas seguintes competências: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Dessa forma, utilizamos os conteúdos para desenvolver, em nossos alunos, competências e habilidades na aquisição de conhecimentos que não se limitam à escola.
Esta grande mudança pode ser sintetizada no conceito de “Educação para toda a vida”, já que ela nunca cessará de acontecer.
No Evolução o trabalho está edificado em quatro pilares:
Aprender a
APRENDER
Aprender a
CONVIVER
Aprender a
FAZER
Aprender a
SER
Graus de Ensino
O EVOLUÇÃO atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferecendo os seguintes cursos:
Educação Infantil: Infantil I, II, III, IV e V
Ensino Fundamental: Do 1º ano (Alfabetização) ao 9º Ano
Ensino Médio: Da 1ª à 3ª Série
Diretorias
DIRETORIA DE HONRA: Maria Carmen B. Peixoto de Vasconcelos (in memoriam)
DIRETORIA GERAL: Ana Luiza B. Peixoto de Vasconcellos
DIRETORIA PEDAGÓGICA: Maria Aparecida Araújo Azevedo
GERENTE FINANCEIRO: Celso Peixoto Filho
GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO: Marcella Peixoto P. Malheiros Gouveia
Coordenação Pedagógica e Auxiliares, Psicologia e Supervisão
EDUCAÇÃO INFANTIL - MATERNAIS
Ana Carolina Moraes
Elizabeth Vieira de Mello
Estefânia de O. Barbosa (Auxiliar de Coordenação)
EDUCAÇÃO INFANTIL - JARDINS
Rita Lisandra Molla de Souza
Rossana Gomes de Melo Fonteles
Danielle Kelly Lima da Silva (Auxiliar de Coordenação)
Eveline Azevedo (Auxiliar de Coordenação)
ENSINO FUNDAMENTAL I
Raquel Alexandra V. Queiroz
Valéria Farias Lima Cavalcante
Waneska Pereira de Freitas
Lívia Camilo (Auxiliar de coordenação)
ENSINO FUNDAMENTAL II
Adriana Lacet Peregrino
Roberta Peixoto
Áurea Virgínia (Auxiliar de coordenação)
Larissa Freitas (Auxiliar de coordenação)
ENSINO MÉDIO
Keyna Rodrigues Barbosa
Matilde de Araújo Barboza
PSICOLOGIA ESCOLAR
Aline Gomes
Clara Raíssa Melo
Vanessa Alexandrino
Gabriela Nascimento
Nathália Ramos
Ana Rafaela
Túlio Talisson
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
Ana Beatriz Rodrigues Pachu (Ensino Fundamental II)
Gabriela Borges Peixoto (Ensino Fundamental I e Educação Infantil)
Matilde de Araújo Barboza (Ensino Médio)
CABINE DE ESTUDO E MONITORIA
Aléssio Toni
Instituições Auxiliares
BIBLIOTECA
Cláudia Negromonte (Ensino Fundamental I)
Lucineide Lima (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)
CASA DE CULTURA CELSO PEIXOTO
Jarrier Alves
DEPARTAMENTO DE APOIO AO VESTIBULANDO
Parceria com o Sistema Ari de Sá (SAS) – Fortaleza - Ceará
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES
Eduardo Jorge
Serviços Administrativos
SECRETARIA ESCOLAR
Danielle Abrantes (Ensino Fundamental I)
Vanessa Andrade (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Andréa Fideles (analista de RH)
Kelly Llarena (assistente de RH)
Érica Malheiros
TESOURARIA
Cândida Paiva
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Edwin Abrantes
Renata Lacerda
Thiago Cordeiro
Nota: Somente os profissionais do T.I. podem alterar as configurações dos computadores, instalar ou desinstalar programas, baixar vídeos ou outros arquivos, restaurar ou reinstalar o sistema operacional, ligar, desligar ou reiniciar os computadores
GRÁFICA
Camila Silva
Lúcia Helena
Núbia de Melo
Patrícia Malheiros
RECEPÇÃO
Maria Gabriella Vasconcelos (ensino fundamental II)
Maria Luiza Fideles (ensino médio)
Mariana de Sá (educação infantil)
Virlane Lourenço (ensino fundamental I)
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Juliete Tiomásio
GERENTE DE COMPRAS E MANUTENÇÃO
Maurício Wanderley
CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Larissa Mendes
DEPARTAMENTO DE MARKETING
Maynne Diniz
Rennan Ono
Nenhum comentário:
Postar um comentário