quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Colégio Evolução - Unidades / Biblioteca / Laboratório de Ciências / Laboratório de Informática / Setor de Psicologia / Restaurante e Cantina

 UNIDADE SEDE - ENSINO FUNDAMENTAL

Rua Ovídio Mendonça, 130 - Miramar, João Pessoa - PB, Brasil

Fone/Fax: (83) 3244 - 7711

Acesso pela Coronel Souza Lemos 

VEJA NO MAPA

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

fundamental1@colegioevolucaopb.com.br


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

fundamental2@colegioevolucaopb.com.br

Atenção: entrada exclusiva para alunos, ou pela portaria lateral: Rua José Liberato, 453. O acesso de pais ou responsáveis é feito pela recepção principal: R. Ovídio Mendonça, 125



UNIDADE - ENSINO MÉDIO

Rua Coronel Souza Lemos, 291 - Miramar, João Pessoa - PB, Brasil

VEJA NO MAPA

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO MÉDIO

ensinomedio@colegioevolucaopb.com.br



UNIDADE - EDUCAÇÃO INFANTIL JARDINS

Rua Ovídio Mendonça, 121 - Miramar, João Pessoa - PB, Brasil

Fone: (83) 3244 - 6300

VEJA NO MAPA

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – ED. INFANTIL

jardins@colegioevolucaopb.com.br

Acesso de vans, transporte escolar, táxis e veículos de aplicativo pela Rua Padre Ayres, 490, inclusive mototáxis, transporte alternativo e ônibus de turismo e excursões para turistas e visitantes



UNIDADE - EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAIS

Rua Ovídio Mendonça, 91 - Miramar, João Pessoa - PB, Brasil

Fone/Fax: (83) 3243 - 2116

VEJA NO MAPA

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – ED. INFANTIL

maternais@colegioevolucaopb.com.br

As Bibliotecas do Colégio e Curso Evolução estão inseridas no processo educativo e servem de suporte para os programas de educação, integrando-se à escola como parte dinamizadora de toda ação educacional. Contamos com um vasto acervo composto aproximadamente de 6.000 (seis mil) documentos, compreendendo livros, periódicos, atlas, relatórios, boletins, anuários, catálogos, revistas, DVDs, CDs, VHS, de várias áreas do conhecimento, que tornam a experiência de aprender ainda mais rica e significativa.


Serviços oferecidos

Orientação aos usuários no acervo geral da Biblioteca;

Empréstimo de livros: O aluno Evolução pode levar um livro para casa por oito dias. Em caso de não obedecer ao prazo, será cobrada uma multa de dois reais por dia de atraso.

Reserva de materiais: o aluno poderá deixar seu nome para reservar um livro ou outro material, caso o mesmo já esteja emprestado a outro aluno;

Acesso à Internet;

Ambiente de estudo: Para melhor acomodação e conforto dos usuários, a Biblioteca disponibiliza ambientes para estudos em grupo ou individual.

Estrutura funcional

BIBLIOTECÁRIAS

Claudia Negromonte (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e Lucineide Lima (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

FUNCIONAMENTO

07h às 18h (segunda a sexta)

As ideias férteis são as que ajudam a resolver questões e produzem mais ideias férteis. Elas se acumulam nos assuntos que mais nos interessam, porque pensamos neles com nossa própria mente, buscando ativamente o conhecimento. As ideias inertes, ao contrário, são as que memorizamos confusamente e com o passar do tempo se perde na memória. Para criar interesse pelo objetivo de estudo das ciências, faz-se necessário vivenciar os fatos vistos em sala de aula numa atividade que relacione as ciências com nosso cotidiano, tornando-a uma disciplina dinâmica, facilitando o entendimento e melhorando o rendimento do aluno. Nesse contexto, abrimos espaço para as atividades práticas no Laboratório Multifuncional (Ciências/Biologia, Química e Física), onde os alunos vivenciam as experiências expostas em sala de aula, através da realização de experimentos didáticos cujo tema é concomitante com aqueles explanados na aula teórica.


As aulas práticas são desenvolvidas semanalmente no laboratório para o ensino prático de Ciências, Biologia, Química e Física, onde os alunos contam com toda infraestrutura proporcionada pela Escola, para realizarem suas experiências com toda a segurança e conforto sob a Coordenação da Professora Fernanda Odebrecht, Coordenadores do Fundamental Anos Finais e demais colaboradores da equipe pedagógica do Colégio Evolução.


Os materiais utilizados nas aulas práticas proporcionam melhor aproveitamento pedagógico das atividades realizadas, garantindo segurança e aprendizagem num ambiente criativo que estimulam os alunos ao estudo e às novas descobertas. De acordo com essa ideia, nossas aulas são realizadas com a utilização de exemplares de animais, vegetais e microorganismos, observados com auxílio de microscópio óptico comum, permitindo um estudo mais detalhado dos seres vivos. Realizamos também, experiências com os principais componentes da natureza, como os carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos, identificando-os e estudando seus papéis na manutenção da vida no planeta.


Nossas aulas de laboratório acontecerão do 6° ao 9° ano. Porém, não basta conquistar um novo espaço para as aulas. É preciso valorizar a oportunidade de por em prática aquilo que se aprendeu na sala de aula, e corresponder às intenções dos professores. Os horários das aulas de laboratório acontecem durante o próprio turno de aula do aluno.


Com a realização desse projeto de atividades práticas, podemos observar o crescimento intelectual dos nossos alunos como fruto da estimulação pela busca de conhecimento na ciência determinada pela curiosidade talentos e despertando habilidades.

As nossas salas Pop-Up são espaços onde professores e alunos podem expandir suas experiências pedagógicas, através do uso de diferentes tecnologias. Não se trata da tradicional aula de Informática Educacional, mas do uso inteligente de gadgets, programas e aplicativos como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas curriculares. São tablets, óculos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, computadores, projetores, entre tantos outros recursos disponíveis para engajar os alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, para aprender de forma significativa e usando linguagens diversas e tão próprias da geração millennial.


Objetivos Específicos da Informática Educacional no Evolução:

Enfatizar a utilização dos recursos informatizados, segundo uma abordagem sócio-crítica, destacando suas potencialidades e limitações, colocadas a serviço da integração social dos alunos, como instrumento de trabalho produtivo.


Criar condições para a expressão criativa das diversas potencialidades intelectuais, construção e socialização do conhecimento.


Identificar os principais equipamentos de informática, reconhecendo-os de acordo com suas características, funções e modelos.


Compreender as funções básicas dos programas que serão utilizados.


Conhecer o conceito de rede, diferenciando as globais das locais ou corporativas.


Incentivar a pesquisa e a investigação através da Internet, possibilitando o conhecimento de outras realidades, experiências e culturas.


Motivar o raciocínio lógico, a tomada de decisões, a criatividade, a curiosidade e espírito investigativo.


Propiciar projetos que venham possibilitem o desenvolvimento de inteligências.


Interagir, produzir e editar textos e imagens.


Pesquisar e reconhecer sites seguros.


Familiarizar as técnicas e ferramentas trabalhadas nos softwares.


Manusear Cd-Rom, Pen Drive, mp3 e outros recursos.


Auxiliar no desenvolvimento de projetos interdisciplinares de informática educacional.


Auxiliar na elaboração de atividades, que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.


Motivar e incentivar continuamente os alunos a usarem os recursos tecnológicos disponíveis, de forma adequada, em suas atividades de forma lúdica.

A Psicologia Escolar atua no trabalho com crianças e adolescentes em desenvolvimento, realizando intervenções preventivas e corretivas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Age, também, no atendimento às famílias, junto aos educadores que emprestam suas capacidades pessoais e profissionais ao exercício da atividade pedagógica e com a complexidade das equipes que compõem a instituição, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais, bem como para integração família-escola.


 


Junto aos alunos, o acompanhamento é diário, por meio da observação e do acompanhamento de suas necessidades, um trabalho sistemático entre psicólogos e coordenações, que envolve a investigação de aspectos do desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo, que possam ser compreendidos e trabalhados no âmbito escolar e/ou encaminhados a profissionais especializados.



SOP - Serviço de Orientação Profissional

A escolha profissional também é motivo de atenção especial do SOP do Ensino Médio, onde os alunos recebem orientações, assistem a palestras, participam de diversas atividades e oficinas que os auxiliam nesse momento, facilitando sua escolha profissional.

Educação Infantil:

Os lanches para as crianças da Educação Infantil devem ser enviados diariamente na lancheira do aluno, seguindo o Sistema de Cardápio Sugerido, que a escola envia pela agenda mensalmente.


Fundamental e Ensino Médio:

O aluno pode trazer lanche de casa ou comprá-lo na cantina do Evolução,  que procura manter um cardápio variado com sanduíches, salgados, pizzas, biscoitos, saladas de frutas, sorvetes, guloseimas e sucos naturais. Para maior comodidade, o lanche pode ser comprado antecipadamente para a semana ou o mês. No caso de crianças que ainda não saibam manusear dinheiro, faz-se necessário que os pais adquiram seu lanche junto à funcionária responsável.


No nosso prédio sede, contamos, ainda, com um restaurante self-service que serve, de segunda a sexta, a partir das 12h, um saboroso e nutritivo almoço que atende as famílias e os nossos funcionários.

Para aqueles que têm autismo, déficit de atenção, dislexia ou deficiência intelectual (mental), varie o cardápio para que não enjoe do lanche, prepare bolos simples, sem cobertura ou recheio, mas com leite e frutas na preparação, evite alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura trans, oriente a preferir salgados assados, sanduíches de pão integral e sucos naturais, caso vá comprar o lanche na cantina da escola. Isso reduzirá a irritabilidade e falta de concentração e a vontade de comer doces. Os alimentos que precisam de refrigeração devem ser personalizados com o nome do(a) aluno(a) e sua turma. Só deve ser enviada a quantidade de alimentos que este(a) costuma lanchar. Todo lanche que sobrar será devolvido na lancheira, para um maior acompanhamento da família.

Lanche contraindicado, para quem tem algum tipo de necessidade especial, como deficiência auditiva, deficiência visual, cegueira, surdez ou baixa visão, inclusive visão monocular, discalculia ou dislalia:

I – balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, chocolates, algodão doce, chup-chup, suspiros, maria-mole, churros, marshmallow, sorvetes de massa, picolés de massa com cobertura e confeitos em geral;


II – refrigerantes, refrescos artificiais, néctares e bebidas achocolatadas;


III – salgadinhos industrializados e biscoitos salgados tipo aperitivo;


IV – frituras em geral;


V – salgados assados que tenham em seus ingredientes gordura hidrogenada (empadas, coxinha, kibe, risoli, quiche, croissant, seja feitos com massa de batata, massa podre ou massa folhada);


VI – pipoca industrializada e pipoca com corantes artificiais;


VII – bebidas alcoólicas, cerveja sem álcool e bebidas energéticas;


VIII – embutidos (presunto, apresuntado, mortadela, blanquete, salame, carne de hambúrguer, bacon, linguiça, salsicha, salsichão e patê desses produtos), inclusive pizzas, cachorros-quentes e pães-sírios do tipo tortilha ou Rap10;


IX – alimentos industrializados cujo percentual de valor energético provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% (dez por cento) das calorias totais ou que tenha em sua composição, amido modificado, soro de leite, realçadores de sabores, sejam ricos em sódio e corantes e aromatizantes sintéticos;


X – outros alimentos não recomendados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira.

Devem ser preferidos os seguintes:


I – frutas, legumes e verduras;


II – suco natural ou de polpa de fruta (100% fruta);


III – iogurte e vitaminas de frutas naturais, isolados ou combinados com cereais como aveia, farelo de trigo e similares;


IV – bebidas ou alimentos à base de extratos ou fermentados (soja, leite, entre outros similares) com frutas;


V – sanduíches naturais sem maionese;


VI – pães;


VII – bolos preparados com frutas, tubérculos, cereais ou legumes;


IX – produtos ricos em fibras (barras de cereais sem chocolate, biscoitos integrais, entre outros similares);


X – salgados assados que não contenham em sua composição gordura vegetal hidrogenada ou embutidos. Exemplos: esfirra, enrolado de queijo;


XI – refeições (almoço ou jantar) balanceadas em conformidade com o Guia Alimentar para a População Brasileira;


XII – outros alimentos recomendados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

João Azevêdo diz que definição sobre 2024 no PSB será tomada de forma coletiva e afasta especulações

O governador João Azevêdo demonstrou descontentamento com o dDeputado federal, Gervásio Maia, presidente do PSB. João Azevêdo comentou a fal...